RUIM, novo single de Tom Filho, explora frustrações e amor próprio em meio a batidas dançantes e vocais poderosos.
- TN TEAM
- Nov 12, 2024
- 3 min read
Updated: Nov 12, 2024
Caminhando de maneira orgânica, com embasamento e sensibilidade artística, Tom Filho vem se destacando por ser sua própria referência e entregar um pop único - repleto de histórias, conexões com o ouvinte e carregado de tudo que sente falta no cenário fonográfico brasileiro atual.

Em um bate-papo com o TrechoNews, Tom apresenta com exclusividade o seu mais novo single, RUIM, que chega às plataformas digitais dia 15/11.
A música, que conta com referências ocultas e elementos que remetem o ouvinte à sonoridade dos anos 80, é uma boa pedida para aqueles que gostam de músicas dançantes e de impacto. Tom, ao unir seus vocais poderosos à uma letra cheia de significados, cria uma atmosfera de emoção e sinceridade, tornando RUIM um verdadeiro desabafo sobre um relacionamento passado.
Fica evidente, no entanto, que as duas faces da música - a dançante e a lírica -, quando em conjunto, criam um contraste bonito e até mesmo melancólico, exaltando um sentimento de esperança e amor próprio.
Confira um trecho de RUIM:
Era sério?
Ou só o fim de semana?
Era sério
Ou só era o fim?
A gente acostuma fácil a ser feliz
Você foi embora e me deixou aqui?
Séries pela metade, sua Netflix
Diz
Ainda tem alguém ai?
Será que eu sou
Tão ruim assim?
Será que eu sou
Tão ruim assim?
Não vou correr atrás
Pra te convencer
De quem eu sou, não vou
Não vou correr atrás
Te manipular, eu poderia, mas não vou
Eu sei quem eu sou
A gente não repara
Em quanta foto tira
Até ter que tirar uma por uma
Da nossa memória
Nossa história
Não acaba quando ela termina
Fica sobras da rotina
Espalhadas pela casa
Po#%@
Foi por você
Que eu aprendi
A esquecer
Não vou correr atrás
Pra te convencer
De quem eu sou, não vou
Não vou correr atrás
Te manipular
Eu poderia
mas não vou
Eu sei quem eu sou
Será que eu sou
Tão ruim assim?
Será que eu sou
Tão ruim assim?
Em termos mais técnicos, nota-se que houve muito cuidado e profissionalismo na produção do single. Tom se mostra detalhista e criterioso em sua obra, e não deixa espaço para falhas e amadorismo na faixa. A letra, muito bem pensada, expõe a sensibilidade de um artista que, mesmo tão novo, já possui uma carga emocional capaz de ganhar o coração de seus fãs por meio da identificação de experiências. As letras de suas músicas, de acordo com o artista, são a parte principal de suas criações. É fato que a música, em geral, é expressão, e se identificar com algo nos permite expressar nossos sentimentos é o que nos faz consumir arte - dessa maneira, Tom se torna o meio para que seus ouvintes enxerguem suas experiências em suas criações. O artista, em entrevista ao TrechoNews, já revelou que trabalha para alcançar uma conexão significativa com seus fãs, e isso se mostra real em sua nova música, que sem dúvidas conquistará os fones de ouvido de muitos dos que o acompanham.
Não há dúvidas que Tom, mesmo fora do mainstream, é uma aposta para o cenário pop brasileiro, com sua singularidade brilhante e o cuidado com o qual sua obra vem sendo criada. RUIM estará disponível nas plataformas digitais dia 15/11, e é uma recomendação do Leonardo Rodrigues para os leitores do TrechoNews que querem conhecer novos talentos do mercado pop brasileiro.